Quem Somos

 

 

  

 

 

  

Histórico

Área de Atuação e trabalhos já realizados

A OADS tem sede na cidade de Araruama, onde foi fundada em 18 de março de 2003.
Ao se afiliar no Consórcio Intermunicipal Lagos São João – CILSJ, sediado em Araruama, a OADS – Organização Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, vem atuando nos quatro grupos executivos do Consórcio que foram transformados em subcomitês do Rio São João: GELA – Grupo Executivo das bacias da Lagoa de Araruama e rio Unam; GERSA – Grupo Executivo das bacias do rio São João e rio das Ostras; GELSA – Grupo Executivo da bacia da Lagoa de Jaconé, Jacarepiá e Saquarema e, do GEICO – Grupo Executivo de Gerenciamento Costeiro.

A OADS atua na região dos Lagos e em todo território nacional. É uma ONG técnica cujos membros são multidisciplinares e especializados na área ambiental e social (biólogos, biólogos marinhos, oceanógrafos, geólogos, engenheiros florestais, químico, arquitetos, consultores do Banco Mundial, sociólogas, entre outros), inclusive de nível internacional, que procuram através de projetos resolverem ou minimizar problemas ambientais.

Alguns de seus membros possuem qualificação em aqüicultura dulcícola e marinha, geoprocessamento com prática no levantamento em campo, eia-rimas, licenciamentos e perícias ambientais. Para tanto, foram realizados convênios com instituições como: Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Federal de Viçosa, EMATER-Rio, IBAMA - REBio Poço das Antas, no jurídico o Ministério Público de Cabo Frio e de Araruama com o qual estamos realizando trabalhos de auto de constatação, laudos e perícias ambientais.

Através de seus membros participou:

· Na elaboração do livro “Bacias Hidrográficas dos rios São João e das Ostras” – com a parceria do CILSJ e WWF;
· Levantamento do cadastro dos usuários da bacia do rio São João – com parceria do CILSJ e WWF;
· “Projeto Orla” em Araruama e São Pedro da Aldeia;

Através de seus membros participa:

· da Plenária das ONGs do CILSJ, deste 2003 até a data atual;
· a Comissão Executiva dos Prefeitos do CILSJ, desde 2003 até a data atual;
· do Grupo Executivo de Gerenciamento Costeiro – GEICO;
· do Comitê de bacia do Rio São João desde fevereiro de 2005 quando foi homologado pelo Estado;
· do Grupo Gestor da APA do Rio São João, desde 2003 até o presente momento. Dentro do Grupo Gestor participa ativamente das seguintes Câmaras temáticas: Plano de Manejo, Licenciamento Ambiental, Pesca e Aqüicultura, Fiscalização Ambiental e Mineração;
· do Grupo Gestor da APA da Massambaba, desde 2003 até o presente momento;
· da APEDEMA-RJ Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, desde 2006;
. do Parque Costa do Sol desde a sua criação.

A OADS participou da Conferência Estadual de Meio Ambiente, Rio de Janeiro, 26 – 27 de novembro, onde elegeu dois de seus membros como delegados para a II Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília realizado em 10 a 13 de dezembro de 2005.
A OADS participou da Conferência Estadual da Cultura, Rio de Janeiro, onde elegeu um membro como delegado da I Conferência Nacional da Cultura em Brasília, de 13 a 16 de dezembro de 2005.
A OADS participou da II Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do estado do Rio de Janeiro, de 06 a 07 de março de 2006, onde elegeu um associado como delegado para a II Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, realizado entre 14 a 16 de março de 2006..

Em 26 de setembro de 2003 foi publicada a Lei No 1.238 considerando a OADS de Utilidade Pública do Município de Araruama.

Em 28 de dezembro de 2006 foi homologada a entrada da OADS no CNEA – Conselho Nacional de Entidades Ambientalistas pela Portaria No 360.

Nos dias 08 e 09 de dezembro de 2006 a OADS e RSB Produções e Projetos em parceria com o SEBRAE/RJ realizou o 1o Seminário “O Fazer e o Mercado” contando com a presença de 371 pessoas entre artesãos, estudantes e profissionais de várias áreas e de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

A OADS participou da I Conferência Regional de Meio Ambiente – Região dos Lagos e Rio São João, em Araruama, onde elegeu dois de seus membros como delegados da III Conferência Estadual de Meio Ambiente, Niterói, 8 a 10 de abril 2008 e, da III Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília, de 7 a 10 de maio de 2008.

A OADS foi Co-organizadora do Fourth International Symposium in GIS/Spatial Analysis in Fishery and Aquatic Sciences, captando recursos junto a SEAP – Secretaria especial de Aqüicultura e Pesca – Brasília, realizado em 25 a 29 de agosto de 2008.


Em 2013 a OADS foi eleita para participar como representante das Ongs na Conferência Estadual do Meio Ambiente.
 

 

 

 

 

 

Núcleos
  Araruama   Rio de Janeiro   Macaé
Parceiros

 

                                  
© OADS - Organização Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável
Sede: Rua Edgard Coutens de Menezes, 47 - Pontinha, Araruama - RJ, CEP 28970-000
Telefone: (55 22) 2665-1200     E-mail: orgoads@gmail.com
Site desenvolvido por Kalai Agencia Digital - Ver. 1.3